Teoria e Cultura Old School


O termo Old School aplica-se a um estilo utilizado em algumas barbearias atuais, podendo referir-se a objetos utilizados na decoração dos espaços, à indumentária utilizada pelos barbeiros, ou mesmo a algumas técnicas utilizadas nos serviços de barbearia.

Imagem: https://letterf.id/cool-places-every-men-visit-lifetime/barbershop/


A profissão de barbeiro remonta à Grécia Antiga. Acredita-se que os primeiros passos surgiram por parte dos filósofos gregos. A tentativa de imitar a fisionomia dos antigos Deuses Gregos fez com os filósofos dessa altura utilizassem barbas e cabelos grandes.

Está dado o "mote" para o surgimento dos primeiros barbeiros que surgem entre os séculos XVII e XVIII. Para além dos tratamentos de beleza que executavam (barba e cabelo), os barbeiros eram também vistos como grandes cirurgiões. Por diversas vezes as pessoas resolviam todos os seus problemas de saúde recorrendo a farmacêuticos, curandeiros e barbeiros.

Imagem: https://barberspole.com/History.htm


Com o surgimento das guerras a figura do barbeiro teve outra importância. Para além de cortar cabelos e barbas, tratavam as feridas dos soldados, em combate. 

Para sinalizar o local onde se encontravam, erguiam um poste (no campo de batalha) e a este amarravam as ligaduras ensanguentadas dos feridos, que entretanto tratavam. O vento fazia com que as ligaduras se enrolassem no poste e é assim que surge o Poste de Barbeio (Barber Pole), elemento identificativo das barbearias, colocado no exterior dos estabelecimentos.

- A cor branca do poste representa as ligaduras.

- O vermelho simboliza o sangue.

- O azul as veias.

Imagemhttps://www.pinterest.pt/pin/457115430908883814/

Barber Seu Ribeiro -  2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora