Sobre a Barbearia
A verídica história...
A Barbearia Seu Ribeiro nasceu pelas mãos do Barber Seu Ribeiro, de nome Manuel.
Tudo se precipitou quando o seu pai (António Ribeiro) sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Após ter feito os tratamentos necessários numa Unidade de Cuidados Continuados, o Sr. António Ribeiro, regressou à sua residência. Devido à brutalidade do AVC, o sr. António ficou com a parte direita do corpo praticamente paralisada, impossibilitando qualquer tipo de deslocação, assim como a maior parte dos movimentos. Entretanto perdera a fala e a comunicação era muito deficitária.
O tempo ia passando e o pai do Manuel necessitava de cuidados de barbearia. Por várias vezes os filhos se deslocaram à sua barbearia habitual, onde o pai fora cliente desde há muitos anos, para pedir um serviço ao domicílio. O barbeiro, amigo da família, assentiu logo marcando para o dia seguinte uma deslocação à residência do pai, o que não se verificou.
Os dias iam passando e o barbeiro, que entretanto se ofereceu para fazer o trabalho ao domicílio, não dava qualquer sinal. Os filhos tentaram novamente e após outra visita à barbearia, o barbeiro do Sr. António marcou nova visita para o dia seguinte, desculpando-se por não ter comparecido à anterior, "Desculpe, mas não tive oportunidade de ir"... dizia.
O dia seguinte passou, assim como outros mais, e nenhum sinal do barbeiro.
Perante tal cenário, eis que o Manuel (filho do Sr. António) mete mãos à obra. Vai a uma loja de produtos de barbearia e compra umas tesouras e um pente dourado para, ele mesmo, cortar o cabelo de seu pai.
O Manuel, que nesta data tinha 44 anos, sempre gostou da barbearia, principalmente a Old School e apreciava tudo o que lá se fazia. Adorava ver os cortes de cabelo antigos, os que estavam na moda, de mexer nas tesouras e nos pentes, do cheirinho ao pó de talco e ao after shave, etc. Podemos afirmar que tinha o bichinho pela arte da barbearia, mas a verdade é que as voltas da vida o levaram sempre por outras paragens, profissionalmente falando.
Entretanto, munido do pente e da tesoura que tinha comprado, aventura-se e faz o primeiro corte de cabelo a seu pai. E a critica dos vizinhos fez-se logo ouvir... "o quê, foi o filho que lhe cortou!? Nem parece, está tão bem"... enquanto outro vizinho acrescentava... "é impossível que nunca tenha cortado, tem mesmo jeito para isto"... Podemos afirmar que, para a primeira vez, o corte até não estava mal.
Os cortes de cabelo iam se sucedendo, mês após mês, e cada vez mais o Manuel se aperfeiçoava na arte de cortar o cabelo de seu pai, mas...
Ano e meio após o primeiro AVC, eis que, de novo, o infortúnio volta a surgir, mas desta vez o AVC que seu pai sofreu foi ainda mais forte e o Sr. António não sobreviveu.
Os meses iam dolorosamente passando, e o Manuel andava com aquele nervosismo interior, próprio de quem quer dar um rumo diferente à sua vida, principalmente a profissional, mas já conta com 45 anos e...
Então, numa visita ao centro da cidade de Braga, desce umas escadas rolantes num desses centros comerciais antigos e dá de frente com uma publicidade que diz... Curso Barbeiro Profissional, informe-se das condições.
O Manuel pensa ..."vai ser hoje"... enche-se de coragem e entra na entidade formadora para perguntar as condições daquele curso.
E esse curso o Manuel completou, com mestria o acabou, e tornou-se num Barbeiro Profissional.
Como a ligação a seu pai foi sempre muito forte, ele decidiu homenageá-lo atribuindo à sua barbearia, o nome com que o seu pai era carinhosamente tratado na aldeia, Seu Ribeiro.
Assim nasceu a Barbearia Seu Ribeiro.
E o Manuel torna-se no Barber Seu Ribeiro.
E a história continuará...

Manuel Ribeiro e seu pai Seu Ribeiro, após o primeiro corte de cabelo

A tesoura e o pente dourado utilizados durante os cortes
Estes dois objectos fazem parte da indumentária do Barber Seu Ribeiro.

Barber Seu Ribeiro
